Ortodontia Precoce: o que é isso?
A idade dos 6 ou 7 anos é conhecida como a época dos “por quês”. É quando os pequenos e pequenas começam a questionar tudo à sua volta. Algumas vezes esse também é o momento de começar os tratamentos ortodônticos em crianças. Uma ortodontia preventiva que vai ajudar o desenvolvimento dos dentes e dos maxilares ainda em formação. A odontopediatria e a ortodontia devem caminhar juntas, são especialidades que se complementam na odontologia. Um competente acompanhamento odontopediátrico definira o momento de corrigir problemas como o apinhamento de dentes, mordidas cruzadas ou invertidas, tamanho das arcadas dentarias, entre outros, que podem se tornar grandes transtornos mais tarde, inclusive na autoestima da criança.
Mas cada caso é um caso, e o tratamento precoce não deve ser aplicado a todos os problemas ortodônticos e ortopédicos da face. Três situações comuns que podem ser minimizadas com a intervenção precoce é a Mordida Cruzada, a Protrusão Dentária (projeção anterior) e a Sobremordida. A primeira pode causar o crescimento irregular do maxilar e assimetria na face. A segunda pode levar os dentinhos salientes a fraturas mais recorrentes. E todas influenciam na forma e harmonia da face.
Esses e tantos outros “por quês” são cuidadosamente examinados e naturalmente explicados pela Dra. Anna Paula Greck e sua equipe especializada.