Qual é o momento para levar a criança ao dentista?
A primeira consulta deve acontecer pelo menos uma vez no primeiro ano de vida do bebê. Isso mesmo, cuidar da boquinha do bebê desde o primeiro ano de vida. Na Pediatria o bebê deve ir, em média, 12 vezes ao médico pedriatra até completar 1 aninho de vida e na Odontopediatria, solicitamos pelo menos uma vez, com a chegada dos primeiros dentinhos.
Ainda sem dentes, o leite materno se encarrega da proteção da mucosa oral, porém é importante observar e limpar periodicamente a língua e gengivas do bebê, a partir do 2° mês de vida, sobretudo no caso dos pequenos refluxos, quando a mamãe pode usar uma gaze úmida com agua, enrolada no dedo, ao menos uma vez ao dia.
E quando começam a nascer os dentinhos? É hora de usar as escovas especiais para bebês (facilmente encontradas), mais recomendadas até do que as dedeiras de silicone, que mais massageiam as gengivas, do que removem resíduos.
Mas os nossos pequenos merecem grandes cuidados. Por isso, o acompanhamento em Odontopediatria é fundamental. Além de orientar os pais para uma rotina saudável (da higiene bucal e da alimentação) evita os problemas precoces nos dentinhos temporários (ou de leite) e nas arcadas dentarias que receberão com saúde os dentes definitivos ou permanentes.
É para deixar mais alegres e descontraídas as primeiras idas ao dentista que a Dra. Anna Paula Greck se transforma na Super Tia Paulinha.